No âmbito do Plano Nacional das Artes, que na nossa escola está ligado ao património sob o tema “Entre o Erudito e o Popular” alguns elementos do 5º grupo aceitaram o desafio da Dra Graça Oliveira, da Junta de Freguesia dos Olivais, para trabalharem com os seus alunos o presépio do largo da igreja de Sto António dos Olivais.

Esta atividade, do nosso Projeto Cultural de Escola, foi uma oportunidade ótima para os alunos trabalharam em parceria com a comunidade/autarquia e veio ao encontro dos objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e do Plano Nacional das Artes, mais concretamente na medida “Sair para entrar”. 

        O projeto foi realizado pelas Professoras dos grupos 240 e 600 da Quinta das Flores, Marina Pacheco, Teresa Cavaco e Ana Sousa com a colaboração, na fase inicial do trabalho, das professoras Ana Viegas e Paula Africano. É de valorizar a ajuda de alguns elementos da Comunidade local, nomeadamente a da D. Cândida Pacheco, na pintura do cenário e a do Centro Social “Partilha e Saber Dr Fausto Correia” de Santo António dos Olivais, na preparação e colocação das mensagens de Natal na manjedoura do presépio.

Por fim, o apoio logístico e material da Junta de Freguesia de Sto António dos Olivais que tornou possível a concretização deste desafiante projeto.