NOTÍCIAS 

pnc_logo_preto_e_azul_site.png
Alunos de Oficina de Multimédia do 12ºD filmaram as cenas do vídeo "Ver e Ouvir Coimbra". Este trabalho foi realizado no âmbito da atividade "Ver e Ouvir Coimbra", do Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, pelo Grupo de Teatro Hybris.
Capa 2.jpg

UM PRESENTE DIFERENTE

“Um presente diferente” - Trabalho realizado com os alunos Gonçalo Ferreira, Joana Pereira e Francisca Fernandes, na disciplina de Oficina de Multimédia do 12ºD, orientado pelas professoras Marina Pacheco e Cláudia Dias e a colaboração da professora do Grupo de Teatro, Sónia Antunes.

Acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem de cada aluno, foram trabalhadas várias competências neste projeto: competências digitais, competências ao nível da leitura, do teatro, da fotografia e do cinema. Um bom exemplo de trabalho colaborativo, de inclusão e de unidade na diversidade.

Baseado no livro “Um presente diferente” de Marta Azcona e Rosa Osuna.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DOS NOVOS RECURSOS PNC

No dia 29 de abril realizou-se uma sessão híbrida (presencial - Cinemateca e online) de apresentação dos novos recursos do Plano Nacional de Cinema que teve a presença da sua Coordenadora a nível nacional, Dra Elsa Mendes; do Diretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, José Manuel Costa; do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa; do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva e do Diretor do Departamento de Arquivo da Cinemateca, Tiago Baptista.

 

Das 275 escolas integradas no PNC, estiveram presentes três Coordenadores a nível de escola:

Agrupamento de Escolas Emídio Navarro (Almada) – Profª. Isabel Santiago

Agrupamento de Escolas de Pevidém (Guimarães) - Prof. Pedro Cruz

Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores (Coimbra) – Profª. Marina Pacheco

 

No encerramento participaram os seguintes convidados:

José Vítor Pedroso – Diretor-Geral da Educação (DGE)

Luís Chaby Vaz – Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA)

Rui Machado – Subdiretor da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

Sessão dia 29.png

EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2021

post_efa1.png

No âmbito da divulgação do cinema europeu, a Academia Portuguesa de Cinema solicita à vossa escola que nos ajude a fazer chegar a seguinte informação aos jovens entre os 12 e 14 anos, convidando-os a fazer parte do júri da 10ª edição do EFA YOUNG AUDIENCE AWARD.


Esta iniciativa online é gratuita e irá decorrer no dia 25 de abril de 2021 (domingo). Conta com a participação de milhares de jovens de toda a Europa, num total de mais de 30 países.


A vantagem de um evento online será podermos receber jovens de todo o país: de norte a sul, do litoral ao interior, do continente às ilhas, e assim formar a representação Portuguesa no evento. 

Concurso Cineastas Digitais

No dia 01 de março de 2021, realizou-se a Cerimónia de entrega de prémios relativas ao Concurso Cineastas Digitais, ano letivo 2018/2019, em que foi distinguido o vídeo "Ser Europeu é...", realizado pelos alunos Ana Beatriz Soares e Rafael Silva, orientados pela professora Marina Pacheco.

O vídeo “Ser Europeu é…” apresenta uma pequena animação sobre o privilégio de ser europeu e pode ser visualizado em http://bit.ly/CineastasSerEuropeu

Na Cerimónia estiveram presentes o aluno Rafael Silva (infelizmente, a aluna Ana Beatriz Sousa não pode comparecer), a professora Marina Pacheco, o Diretor da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Lúcio Pratas, o Coordenador do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), António Rodrigues, e os coordenadores do Concurso Cineastas Digitais, Bruno Conde e Nancy Silva.

Os alunos, a professora e a escola receberam livros, certificados e troféus. Parabéns a todos! 

O CINANIMA vai às Escolas 

Devido aos constrangimentos deste ano tão atípico, e não querendo deixar de realizar atividades relacionadas com o cinema e com a melhoria da literacia fílmica de crianças e jovens, a equipa do Plano Nacional de Cinema inscreveu a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores na proposta do Serviço Educativo do CINANIMA “O CINANIMA vai às Escolas” https://vimeo.com/464130313. e, entre os dias 9 e 13 de novembro, foram exibidas animações do 44º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. As sessões foram um sucesso, envolvendo 342 alunos de várias turmas!